31/03/2011 11:55

O Centro de Saúde Ingleses - breve histórico sobre o modelo de atenção

          O Centro de Saúde (C.S.) Ingleses existe desde o início da década de 1980, anos antes da criação do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesses 30 anos, houve muitas transformações, na cidade, no bairro, no SUS municipal e, claro, no C.S., em sua estrutura física, seus profissionais e a forma como recebe as pessoas que procuram atendimento. A exceção a tantas mudanças é a Dona Lourdes (foto), que desde 1985 distribui para todos sua inesgotável paciência e sabedoria.

             No início era um postinho de vacinação, onde hoje funciona o C.S. Santinho, que algumas vezes por semana recebia um médico que atendia em poucas horas as pessoas que aguardavam desde cedo. Somente a partir de 1995, já com o programa de saúde da família, o C.S. receberia médicos e enfermeiros por 40h semanais para trabalhar não apenas com o atendimento pontual de situações específicas mas para acompanhar as pessoas ao longo de suas vidas. Desde então, persegue-se um modelo ideal que dê conta dos preceitos básicos da Atenção Primária (APS): que cada equipe de saúde da família ofereça acesso facilitado e atenção continuada às pessoas de sua área de abrangência ou de sua lista.

            Um dos grandes desafios na busca do modelo ideal de atendimento em Ingleses sempre foi acompanhar o crescimento da população do bairro, que de 1996 a 2010 passou de 10 para quase 30 mil pessoas. Nesse mesmo período, o número de equipes aumentou de 2 para 7, divididas agora em 2 C.S, Ingleses e Santinho. Apesar da proporção entre população e equipe não ser a ideal, sempre se imaginou que o acesso e o seguimento das pessoas poderia ser aperfeiçoado. Por isso, desde 2004, pelo menos 4 formas diferentes de atendimento foram implantadas, com mudanças na marcação de consultas, na atenção à demanda espontânea, no papel do enfermeiro no atendimento clínico, entre outras modificações.

—————

Voltar


Contato

CSingleses431

(48) 84516454