20/07/2011 12:59

Conferência Municipal de Saúde de Florianópolis aprova fim da renúncia fiscal para gastos com saúde privada

Entre os dias 14 e 16 de julho Florianópolis realizou a sua conferência municipal de saúde. Esse evento conta a participação de representantes de toda a sociedade e ajuda a definir a política de saúde do município e do Brasil para os próximos anos.

Uma das medidas aprovadas foi o fim da renúncia fiscal para gastos privados com saúde. O SUS, criado em 1988, é um sistema público, nacional e de acesso universal. Os impostos que todos pagamos é que financiam o sistema, que pode e deve ser acessado por todos conforme a necessidade de cada um.

Apesar de termos criado esse modelo público de saúde, a classe média e alta deixam de pagar impostos todos os anos ao descontar esses gastos na declaração do imposto de renda. Calcula-se que, com esse abatimento, o governo deixe de arrecadar quase 10 bilhões de reais. Esse dinheiro, que é de todos nós, acaba financiando o sistema privado de saúde, em vez de ir para o sistema público.

Ao ser aprovado na Conferência Municipal, essa proposta agora vai para a conferência estadual e, quiçá, para a Nacional. Vamos acompanhar.

Mais informações sobre a conferência em https://www.pmf.sc.gov.br/entidades/saude/index.php?pagina=notpagina&menu=3&noti=4772

—————

Voltar


Contato

CSingleses431

(48) 84516454