17/06/2012 22:38
Relato de um médico de família e comunidade de Natal-RN sobre os CS Ingleses e Santinho
Fui a Florianópolis, sendo muito bem recebido pelos MFC's Paula, Thiago e Paulo. Visitei Santinho e Ingleses. A 1ª com 11000 pessoas para 02 médicos, liberam 40 fichas, 01 vez por semana. O resto da oferta, para os pacientes da demanda do mesmo dia ou da enfermagem e o que for possível ser visto, em média, 400 pacientes por mês (Média de 01 paciente a cada 13 minutos) . Nos Ingleses, são 05 equipes, mas já estão formando a 6ª que vai absorver cerca de 4000 pacientes de Santinho. É uma unidade grande que tenta trabalhar com 04 a 10 vagas nas primeiras 02 horas de cada turno (dependendo de cada equipe) , para a demanda espontânea, diariamente. O que há diferente, é que os ACS da equipe 431 ficam de plantão durante as duas primeiras horas de cada turno para marcação por telefone. O médico desta equipe, Paulo Poli, permite a marcação por e-mail, para as consultas que podem ser agendadas. Ele tem a facilidade de ter um residente de 2º ano por 20 horas semanais que dá um grande apoio na resolutividade. Ele está sem enfermeira, no momento, que contrabalanceia a presença do residente. Em sua equipe há cerca de 3000 pacientes e são realizadas mais de 5000 consultas médicas por ano . Uma coisa que me chamou a atenção foi a presença de apenas 03 ACS para cada equipe e, aparentemente, não prejudica o trabalho. Há 02 estagiárias que trabalham nas funções administrativas junto com 02 ASG's estatutárias que trabalham na recepção e a coordenadora que é enfermeira. Vi infra-estrutura bastante satisfatória e motivação nos médicos com quem conversei. Afinal, dá gosto trabalhar num ambiente com um mínimo de estrutura para nos acolher e sermos cada vez mais resolutivos. Problemas, vi , lógico: problemas de comunicação em uma unidade com muitas equipes e funcionários; migração de pacientes de equipes que oferecem menos vagas para aquelas que oferecem mais vagas; dificuldades no agendamento de referências, algumas, maiores que aqui; dificuldade para agendamento do mesmo dia, mesmo oferecendo-se 22 vagas de consultas médicas para o mesmo dia, reclamaram que não conseguiram acesso ao telefone.
Fui muito bem recebido pelos MFC's Paula, Thiago e Paulo. Vi motivação, mas ao mesmo tempo, cansaço típico de MFC (demanda reprimida, "tenha paciência histórica"). Não vi as unidades em funcionamento pleno, não dá para saber o quanto é movimentado cada serviço, mas vi equipes funcionais. ACS fazendo várias coisas além de suas "atribuições", como ajudando a recepção. As dificuldades, a meu ver são quase as mesmas em todo o Brasil.
Espero que dê certo retornar este ano para passar mais tempo e poder trocar mais experiências.
Abraços
Ricardo André Freire de Souza
Médico de Família e Comunidade
USF Planície das Mangueiras de Natal-RN
Médico de Família e Comunidade
USF Planície das Mangueiras de Natal-RN
—————